< Voltar

Airbus apresenta protótipo de avião elétrico, o E-Fan

O bimotor de dois lugares é construído totalmente em material composto e tem velocidade de 220km/h.

Envie a um amigo Curtir
Tweet

25/04/2014

Airbus apresenta protótipo de avião elétrico, o E-Fan

A Airbus apresentou, nesta sexta feira 25, o protótipo do avião elétrico E-Fan, construído totalmente em material composto. O primeiro voo público foi realizado em Bordeaux, na França. O projeto foi desenvolvido para atender o programa de proteção ambiental para aviação da União Europeia, chamado “Flightpath 2050”, que objetiva reduzir as emissões de CO2 em 75%, óxido nitroso (NO) em 90% e o nível de ruído em 65%, comparando com os padrões utilizados até o ano 2000.

A aeronave experimental de dois lugares possui 6,7 metros de comprimento, 9,5 metros de envergadura e é movida por dois motores elétricos alimentados por baterias de íon-litio de 250 volts. A velocidade alcançada no voo foi de 220km/h.


“O projeto E-Fan e o comprometimento do grupo Airbus com as pesquisas de motores híbridos e elétricos mostra a nossa visão sobre o futuro dessas tecnologias. Além de apoiar nossos objetivos ambientais com a redução das emissões de poluentes e o menor nível de ruído na aviação, também irá levar a um consumo de combustível mais econômico e eficiente no longo prazo. Nosso foco é desenvolver projetos inovadores que irão definir o futuro da indústria aeronáutica,” disse Jean Botti, diretor técnico da Airbus.





Redação FlightMarket
Fonte: Airbus