< Voltar

Amarais inicia operação de voos noturnos

Medida foi bem recebida por empresários e usuários de serviço de taxi aéreo

Envie a um amigo Curtir
Tweet

01/03/2011

Amarais inicia operação de voos noturnos

O Aeroporto Estadual Campo dos Amarais, localizado em Campinas, SP, começou a operar voos noturnos no final de Dezembro. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) concedeu a autorização, liberando pousos e decolagens com a ajuda de iluminação artificial depois do horário oficial do pôr do sol.

Segundo o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), que administra o aeroporto, esta medida ampliou a possibilidade de pousos e decolagens no local, permitindo atender boa parte da demanda da aviação executiva do Estado. Com a operação noturna, a previsão é de que o Amarais possa receber aeronaves de outras cidades, desafogando também parte do movimento em Viracopos, que até o momento recebia voos noturnos de pequenas aeronaves.

Para viabilizar a medida, o DAESP investiu cerca de R$ 1,7 milhão em obras que iniciaram em 2008. As obras incluem a substituição de parte da rede elétrica aérea por subterrânea, troca da rede de água, pavimentação das pistas de rolamento e acessos, implantação de anexos operacionais, iluminação do pátio de aeronaves e estacionamento.

O Amarais recebe jatos executivos, taxi aéreo, aeronaves particulares e helicópteros. O aeroporto também abriga um aeroclube, possui 25 hangares destinados a aviões e helicópteros, além de oficinas de manutenção e cerca de 46 boxes para aviões.

A notícia da homologação para operações noturnas foi bem recebida pelos empresários e pilotos que utilizam o aeroporto. O aeroporto torna-se uma grande alternativa ao Campo de Marte, em São Paulo, e os aeroportos de Sorocaba e Jundiaí.



Fonte: Jornal Correio Popular de Campinas

Autor: Redação FlightMarket / Foto: CBN Campinas