< Voltar

Bombardier realiza primeiro voo de teste do Learjet 85

O novo modelo é o maior da família Learjet, transportando até 10 passageiros.

Envie a um amigo Curtir
Tweet

04/10/2014

Bombardier realiza primeiro voo de teste do Learjet 85

A Bombardier realizou, no dia 9 de abril, o primeiro voo teste do Learjet 85, que já tem entregas programadas para 2015. O teste ocorreu na fábrica da empresa em Wichita, nos Estados Unidos, com sucesso, e teve duração de 2h15. A aeronave alcançou uma altitude de 30 mil pés e a velocidade de 250 nós (463km/h), sendo que seu desempenho e de seus controles e sistemas foi dentro do esperado.

O projeto do Learjet 85 traz avanços significativos, como a utilização de material composto de carbono nas asas e fuselagem, o que permite aumentar o conforto da cabine, minimizar a resistência e melhorar o desempenho do avião. As novas turbinas Pratt & Whitney PW307B proporcionam uma performance econômica e baixos níveis de emissão de ruído. Essa é uma importante etapa do programa que irá redefinir o segmento de aviões executivos médios.

Segundo a Líder Aviação, representante exclusiva da Bombardier no Brasil, a aeronave possui alcance de até três mil milhas náuticas (5.556 km) e atinge velocidade máxima de cruzeiro de Mach 0.82. A cabine, que tem 1,80 m de altura, transporta até 10 passageiros. “Trata-se da maior e mais confortável cabine entre os jatos de porte médio”, garante o diretor de vendas da Líder, Philipe Figueiredo.

Confira o video da Bombardier Aerospace: