< Voltar

CESSNA apresenta o novo Corvalis TTX

Monomotor com comando touch-screen é apresentado na Sun‘n Fun, na Florida.

Envie a um amigo Curtir
Tweet

29/03/2011

CESSNA apresenta o novo Corvalis TTX


A Cessna Aircraft Company, representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva, anunciou hoje em Lakeland, na Florida, onde ocorre a Feira Internacional de Aviação Sun 'n Fun, o Corvalis TTX, o mais novo modelo desse monomotor de alta performance e que deve começar a ser entregue em 2012. Único monomotor do mundo comandado por tela touch-screen e primeiro avião a pistão da Cessna sem qualquer instrumento analógico, o Corvalis TTX traz novos equipamentos de série e opcionais, interior totalmente redesenhado, novas opções de pintura e apresenta o Intrinzic - conceito de cockpit desenhado pela Cessna que reúne os últimos desenvolvimentos em ergonomia e experiência de usuários à aviônica da Garmin G2000 para criar ambientes que tornam o voo mais simples e agradável.

 

 

Corvalis TTX
Cockpit do Corvalis TTX.

 

"A Cessna pegou um avião com um desempenho fantástico e tornou o seu voo ainda mais natural e instintivo com o Intrinzic. No coração do novo Corvalis TTX existe o primeiro painel touch-screen já desenhado para uma aeronave a pistão. Você tem a sensação de estar operando um tablet, dentro de um carro esportivo", diz Leonardo Fiuza, diretor Comercial da TAM Aviação Executiva, presente à Sun ‘n Fun, acrescentando que o Garmin G2000 representa uma nova geração em aviônica avançada - simplificada, organizada, intuitiva: "Esta interface é tão moderna que é como se você estivesse no cockpit do novo Citation Ten", afirma Fiuza, referindo-se ao mais moderno jato executivo da Cessna que está sendo desenvolvido para substituir o Citation X.

 

A aviônica G2000 do Intrinzic é baseada em duas telas de LED wide-screen de 14 polegadas controladas por toque e sensíveis a uma gama de infra-vermelho maior do que as telas tradicionais para se obter uma resposta melhor sob uma maior variedade de condições. Com resolução de 1280 x 800, as telas podem se dividir em duas para facilitar o trabalho do piloto, exibindo, ao mesmo tempo, mapas e cartas de aproximação, por exemplo. O controlador Garmin GTC 570 permite uma navegação multi-função, além de controlar som e condições de temperatura.

 

Os equipamentos de série incluem um painel de áudio digital com silenciador e imunidade a ruídos, dual AHRS, sistema de controle de voo automático GFC 700, sistema de tráfego Garmin GTS800, transponder Garmin GTX 33ES com provisões para capacidade In e Out ADS-B e Proteção de Estabilidade Eletrônica da Garmin para ajudar a manter a estabilidade do voo e auxiliar o piloto a evitar stalls, spins, excesso de velocidade e outras situações de voo.

 

A Cessna oferece quarto novos esquemas de acabamento para o interior do Corvalis TTX: Stealth, Tranquility, Classic and Twilight. O cliente pode optar ainda por remover os bancos traseiros e ganhar mais espaço para carga. A fuselagem, que não recebe decalques, mas é toda pintada, tem agora dois novos padrões de pintura à disposição dos clientes.

 

Impulsionado por um Continental TSIO-550-C, um motor seis cilindros turbo dual-intercooler a injeção de combustível, o TTX mantém o título do Corvalis de mais rápida aeronave monomotor a pistão com trem de pouso fixo do mundo, capaz de atingir a velocidade máxima de cruzeiro de 235 nós (435 km/h) e, na versão com quatro assentos, cobrir uma distância de 2.315 km.

 

Corvalis TTX
Cabine do Corvalis TTX.

 

Corvalis TTX
Detalhe do painel touch-screen no console central.

 

Corvalis TTX
Portas do estilo "asa de gaivota", já existentes no modelo anterior.

 

Corvalis TTX
O Cessna Corvalis TTX.

 

Veja nos classificados do FlightMarket:

CESSNA CORVALIS 350 2009



Fonte: Cessna

Autor: Milena Cherubin - Insight Engenharia de Comunicação