< Voltar

Cessna Citation Longitude decola

Jato super-midsize é a maior aeronave já construída pela Cessna

Envie a um amigo Curtir
Tweet

10/10/2016

Cessna Citation Longitude
Cessna Citation Longitude decolou para seu primeiro voo de testes no sábado em Wichita, Kansas, EUA.



O Citation Longitude, maior jato executivo já construído pela Cessna até o momento, decolou com sucesso no último sábado para o seu primeiro voo. Com duração de 2 horas e comandado pelos pilotos Ed Wenninger e Stuart Rogerson, os primeiros testes em voo avaliaram a estabilidade da aeronave, superfícies de controle, flapes, trem de pouso e sistema de pressurização. O voo ocorreu menos de um ano após a Cessna revelar o lançamento do jato super-midsize na convenção da NBAA (National Business Aviation Association).

“O primeiro voo do Citation Longitude foi realizado com sucesso, exatamente como esperávamos”, disse Scott Ernest, presidente e CEO da Textron Aviation, grupo do qual a Cessna é subsidiária. “Nosso processo de desenvolvimento é incomparável e permitiu-nos avançar do lançamento do Longitude em novembro do ano passado para o primeiro voo em apenas 11 meses.”

O Citation Longitude incorpora tecnologia Fly-By-Wire, com spoilers acionados eletronicamente, e seu tamanho e alcance excedem os de outros jatos da mesma linha como o Citation X, Sovereign e Latitude. O modelo é o primeiro jato executivo desenvolvido pela Textron Aviation a utilizar o legado tanto da Cessna quanto da Hawker Beechcraft, adquirida pelo grupo em 2014. Embora as fuselagens do Longitude e Latitude compartilhem da mesma secção transversal, as asas do Longitude possuem um desenho semelhante às do Hawker 4000 – jato midsize já fora de produção – porém, com envergadura cerca de 1,5 metros maior e empenagem também superior.

 

Cessna Citation Longitude
Citation Longitude é o maior jato executivo já construído pela Cessna e entrará no concorrido mercado de jatos super-midsize.



Com capacidade para até 12 passageiros, o Citation Longitude possui motores Honeywell HTF7700L equipados com FADEC e aviônicos Garmin G5000 com Heads-Up-Display e tecnologia de visão aumentada. Seu alcance em cruzeiro de alta velocidade é de 3.400 mn (6.300 km), com velocidade máxima de 476 nós. A entrada em serviço está prevista para o próximo ano.

Como parte da estratégia da Textron Aviation para ganhar novos mercados, o Citation Longitude tem preço a partir de US$ 23,9 milhões nos EUA e entrará na concorrida categoria de jatos super-midsize, hoje disputado por modelos como Bombardier Challenger 350, Embraer Legacy 500, Gulfstream G280 e Falcon 2000S.


 

Cessna Citation Longitude Garmin G5000.
Cockpit com aviônicos Garmin G5000, que pode ser equipado com Heads-Up-Display e tecnologia de visão aumentada.


 

Cabine Citation Longitude
A cabine do Citation Longitude possui piso totalmente plano e oferece a mais alta tecnologia de conectividade e entrenimento de bordo, podendo ser controlada por qualquer dispositivo móvel.



 


Redação FlightMarket | Fotos: Cessna