< Voltar

CESSNA divulga procedimentos de inspeção para modelos antigos

A fabricante irá atualizar os manuais de serviço de modelos produzidos entre 1946 e 1986

Envie a um amigo Curtir
Tweet

12/09/2011

CESSNA divulga procedimentos de inspeção para modelos antigos

A fabricante irá atualizar os manuais de serviço de modelos produzidos entre 1946 e 1986

A Cessna Aircraft revelou que irá acrescentar procedimentos de inspeção nos manuais de serviço dos modelos fabricados entre 1946 e 1986. O objetivo é auxiliar na detecção de sinais de problemas comuns nos aviões mais antigos. As inspeções serão focadas essencialmente em sinais de corrosão e fadiga da estrutura.

Os procedimentos irão abranger inicialmente as linhas 1xx e 2xx, sendo que os manuais da linha 1xx serão divulgados em Abril de 2012 e da linha 2xx estarão disponíveis ainda este mês.

"O programa de inspeção suplementar é essencialmente um procedimento de análise visual destinada a apoiar a manutenção das fuselagens e assim protegê-las do envelhecimento", disse Beth Gamble, engenheira da Cessna para estruturas de fuselagens. "Através destes procedimentos, esperamos responder a maioria das perguntas antes de liberarmos os manuais de serviço."

Os critérios para as inspeções visuais irão variar de acordo com o modelo, idade da aeronave ou horas de operação. Os centros de serviços autorizados pela Cessna poderão receber treinamento especial e acesso a equipamentos específicos para as inspeções e para reparos, caso solicitem.

"Corrosão e fadiga são inevitáveis, mas, com a detecção nos estágios iniciais e manutenção preventiva, a gravidade e os efeitos podem ser minimizados", disse Gamble. "Os métodos que desenvolvemos são muito simples e baseados na inspeção visual, que pode ser feita rapidamente por um mecânico treinado durante uma inspeção anual."

Uma apresentação interativa está disponível para download no site da Cessna  e um vídeo curto que explica o processo de inspeção está no canal da Cessna no YouTube.



Fonte: www.cessna.com

Autor: Redação FlightMarket | Fotos: Cessna