< Voltar

Cessna Gran Caravan EX recebe certificação de tipo da FAA

Desempenho será superior ao previsto inicialmente

Envie a um amigo Curtir
Tweet

16/01/2013

Cessna Gran Caravan EX recebe certificação de tipo da FAA

Desempenho será superior ao previsto inicialmente

A Cessna anunciou que o turboélice Gran Caravan recebeu o certificado de tipo da FAA para seu novo modelo, o EX. Impulsionado por um motor Pratt & Whitney Canada PT6A-140, o novo Gran Caravan EX tem uma razão de subida 38% mais rápida do que a do modelo anterior, quase o dobro dos 20% previstos no início do projeto.

"Quando iniciamos este projeto, nós sabíamos que teríamos uma melhora significativa no desempenho do Gran Caravan para missões de decolagem em grande altitude e clima quente, mas durante o processo de certificação com o motor PT6A-140 nós percebemos que os objetivos seriam superados," disse Lannie O'Bannion, gerente de projeto para o Caravan. As primeiras entregas já estão sendo realizadas.


"Graças a ingenuidade da nossa equipe, hoje descobrimos que o Gran Caravan EX pode operar em quase todas as regiões e topografias do mundo. Esta é a aeronave utilitária para praticamente qualquer tipo de missão que o consumidor tenha em mente," completou.

O EX é o mais novo exemplo dos esforços da Cessna para trazer novos produtos aos seus clientes. Seis novos ou aprimorados modelos, incluindo o EX, serão entregues em 2013 pela Cessna.



Fonte: Cessna | AOPA

Autor: Redação FlightMarket | Fotos: Cessna