< Voltar

Cessna lança Skyhawk JT-A Turbo

Lançamento reforça compromisso da Cessna com alternativas de combustível

Envie a um amigo Curtir
Tweet

08/07/2014

Cessna lança Skyhawk JT-A Turbo

A Cessna, representada com exclusividade no mercado brasileiro pela TAM Aviação Executiva, reafirmou, durante a EAA AirVenture Oshkosh, em Wisconsin (EUA), na última semana,  seu compromisso com o desenvolvimento contínuo de soluções de combustíveis alternativos para o mercado de aviação, através do lançamento do Turbo Skyhawk JT-A, que, junto do Turbo Skylane JT-A, constitui a mais recente plataforma a ciclo diesel de sua linha monomotores.

"Estamos trabalhando há alguns anos para encontrar novas soluções de combustível alternativo e confiável para o Turbo Skyhawk JT-A, e que atendam às normas ambientais”, disse Joe Hepburn, vice-presidente sênior de aeronaves a pistão. "Os avanços recentes e a crescente maturidade da tecnologia de motores a ciclo diesel no mercado de aviação, nos dão agora os meios para satisfazer uma demanda mundial crescente."

O Turbo Skyhawk JT-A é equipado com o motor ciclo diesel Continental CD-155, opera com o JET-A, combustível de maior disponibilidade (querosene), e oferece uma série de benefícios, como aumento do alcance para até 1.812 km (1.012 NM) - 58% a mais em relação ao padrão Skyhawk-, aumento da velocidade máxima de cruzeiro para 131 nós e redução de cerca de 25% na queima de combustível.

A Textron Aviation planeja oferecer o Turbo Skyhawk JT-A como uma opção de fábrica a partir de 2015 e o motor CD-155 já está certificado pela European Aviation Safety Agency (EASA) para retrofit nos mais recentes modelos do Skyhawk.

A busca para encontrar soluções de combustível alternativo para o mercado de aviação geral decorre de uma oferta cada vez menor de combustível com chumbo em algumas áreas do mundo – o que resulta em preços mais altos – e de regulamentações emergentes para esse tipo de combustível e as emissões de motores de aeronaves que o utilizam. A Cessna é líder na fabricação de opções de combustível alternativo.

Assim como o Turbo Skyhawk JT-A, o Turbo Skylane JT-A, é equipado com o painel Garmin G1000, mas apresenta maior velocidade e maior carga útil. Sua certificação pelo FAA, utilizando o motor a diesel SMA SR305-230-1, da Safran, está sendo aguardada e a entrega dos primeiros modelos será feita após a certificação ser emitida.

O Turbo Skylane JT-A tem capacidade para quatro pessoas e um alcance estimado na velocidade máxima de cruzeiros de 1.898 quilômetros (1.025 NM). Os aviônicos Garmin G1000 tem monitores de LCD de alta resolução que fornecem todas as informações sobre as condições de voo em tempo real, resultando em maior segurança e diminuição da carga de trabalho para o piloto.  Os diagnósticos do motor são mostrados nos displays de voo primários e multi-função. A capacidade útil de combustível é de 321 litros, com uma carga útil estimada de 450 kg.

Fonte: TAM Aviação Executiva