< Voltar

Cirrus Vision Jet é homologado pela FAA

Jato executivo monoturbina é o primeiro desenvolvido pela Cirrus

Envie a um amigo Curtir
Tweet

31/10/2016

Cirrus Vision Jet
Cirrus Vision Jet, o primeiro jato executivo monoturbina fabricado pela Cirrus é equipado com um motor Williams International FJ33-5A e tem velocidade de cruzeiro superior a 300 nós.



A Cirrus Aircraft anunciou hoje que obteve o certificado de homologação para o Vision Jet, o primeiro jato desenvolvido pela fabricante e também o primeiro jato executivo monoturbina a obter certificação da FAA.

Segundo Dale Klapmeier, CEO e co-fundador da Cirrus: “Assim como os monomotores a pistão de alto desempenho da linha SR mudaram para sempre a aviação, o impacto do Cirrus Vision Jet no transporte aéreo pessoal e regional será ainda mais profundo. Nunca antes uma aeronave à turbina chegou no mercado estabelecendo novos padrões de tantas maneiras – design icônico, facilidade de operação, economia, simplicidade e muito mais.”

Veja aviões CIRRUS à venda no FlightMarket

Inovação: Uma nova categoria devido ao design

O Vision Jet cria a nova categoria de jatos pessoais monomotores com sua espaçosa cabine, tanto para o piloto quanto para os passageiros, com grandes janelas, assentos reclináveis e espaço confortável para as pernas, podendo acomodar até cinco adultos e duas crianças. O cockpit é equipado com a plataforma Cirrus Perspective Touch – desenvolvida em parceria com a Garmin – que incorpora sofisticados dispositivos de navegação e segurança, facilmente controlados pelo toque de um dedo nos painéis touchscreen. O motor é Williams International FJ33-5A de 1.800 libras de empuxo, controlado por FADEC e aprovado para voar em condições de gelo (FIKI – Flight Into Known Ice), capaz de impulsionar o Vision Jet a uma velocidade de cruzeiro superior a 300 nós. A fuselagem é construída em fibra de carbono e também conta com o sistema de paraquedas balístico da Cirrus, o CAPS (Cirrus Airframe Parachute System).

“Este não é apenas um produto, é uma experiência,” disse Patrick Waddick, presidente de Inovação e Operações da Cirrus.

Uma marca de sucesso

O Vision Jet entra no portfólio de aeronaves Cirrus que atualmente inclui os monomotores a pistão SR20 e SR22, as aeronaves mais vendidas no mundo por 13 anos consecutivos. São mais de 6.500 unidades operando em mais de 60 países. Os modelos da Cirrus são conhecidos por “os aviões com paraquedas”, já que é a única fabricante a incorporar um sistema de paraquedas balístico certificado e capaz de suportar integralmente a aeronave. O sistema já salvou mais de 140 vidas e também será padrão no Vision Jet.

As primeiras entregas estão previstas para ocorrer ainda em 2016 e o valor aproximado é de US$ 1,96 milhões.

 




Redação FlightMarket