< Voltar

Citation Hemisphere: Cessna revela detalhes do seu mais novo jato executivo

Jato para 19 passageiros é a maior aeronave já desenvolvida pela Cessna

Envie a um amigo Curtir
Tweet

11/07/2016

Cessna Citation Hemisphere
O Citation Hemisphere, maior jato executivo já projetado pela Cessna, será equipado com motores Safran Silvercrest e aviônicos Honeywell Primus Epic com tecnologia fly-by-wire. Seu preço de tabela será por volta de US$ 35 milhões.


A Cessna revelou novos detalhes do Citation Hemisphere, seu mais novo jato executivo e a maior aeronave já projetada pela fabricante. Um modelo em escala natural da cabine foi exibido durante a feira NBAA realizada em Orlando, Florida, na última semana. A Cessna anunciou que o jato da categoria large-cabin será equipado com motores Safran Silvercrest (o mesmo a equipar o Dassault Falcon 5X) capaz de gerar mais de 12.000 libras de empuxo e com consumo 15% inferior ao de outros motores da mesma categoria, além de redução de 40% nas emissões de poluentes. O cockpit será Honeywell Primus Epic com tecnologia fly-by-wire, incorporando também componentes de controle e conectividade em voo fornecidos pela Thales Group.

“Pela primeira vez em mais de 20 anos, o segmento de jatos large-cabin terá um modelo totalmente novo como o Citation Hemisphere, o que mostra nosso comprometimento em investir em produtos novos e diferenciados,” disse Scott Ernest, CEO e presidente da Textron Aviation, proprietária da Cessna.

Com capacidade para até 19 passageiros, o Citation Hemisphere possui a cabine mais larga de sua classe, com 2,60 m de largura e 1,88 m de altura, além de um piso totalmente plano que permite aos passageiros ficarem de pé. A altitude máxima dentro da cabine é de 5.000 pés, o que garante conforto e reduz o jet-lag mesmo em viagens longas. Para garantir a qualidade, a Textron pretende verticalizar a produção dos componentes e equipamentos da cabine, como assentos, mobiliário e acabamentos, que serão fabricados pela própria Cessna. Todos os assentos poderão ser convertidos em camas e contarão com um sistema termo-elétrico para esfriar ou esquentar a temperatura da poltrona a gosto do passageiro. A entrada de luz natural na cabine é abundante graças a 20 grandes janelas e a aeronave também conta com dois banheiros localizados na parte dianteira e traseira da cabine, bem como um compartimento de bagagens acessível durante o voo.

“Para entender a necessidade dos clientes deste segmento, nós passamos vários meses trabalhando com nossos membros do conselho de clientes, composto por executivos que operam diversas aeronaves da mesma classe. Quem entrar na cabine do Hemisphere irá encontrar um ambiente cuidadosamente pensado em termos de design, materiais e funcionalidade, seja para voos domésticos de 2 horas ou para missões transcontinentais,” disse Kriya Shortt, vice-presidente sênior de vendas e marketing.

O Citation Hemisphere terá alcance de até 8.334 km (4.500 mn) e seu primeiro voo está previsto para 2019. O preço de tabela será por volta de US$ 35 milhões.


 

 

Cabine Cessna Citation Hemisphere
A cabine do Citation Hemisphere é dividida em 3 áreas e pode transportar até 19 passageiros. A aeronave também possui dois banheiros e compartimento de bagagens acessível durante o voo.



Redação FlightMarket