< Voltar

Citation TEN é o avião civil mais rápido do mundo

O aumento de velocidade foi anunciado por Scott Ernest, CEO da Cessna

Envie a um amigo Curtir
Tweet

28/08/2012

Citation TEN é o avião civil mais rápido do mundo

O aumento de velocidade foi anunciado por Scott Ernest, CEO da Cessna, juntamente com Chip Ganassi, proprietário da equipe que anualmente está presente em 70 autódromos da Indy Car Series

O Citation TEN da Cessna, representado no Brasil pela TAM Aviação Executiva, foi eleito o avião civil mais rápido do mundo, após o anúncio do aumento de velocidade para Mach 0.935, o equivalente a 1.115 km/h na velocidade máxima de cruzeiro. A notícia foi dada por Chip Ganassi, proprietário da Chip Ganassi Racing Teams (CGRT), na Indy GoPro Grand Prix em Sonoma, Califórnia.

Um novo patrocínio foi celebrado entre a Cessna e a CGRT, com a marca Cessna presente nos quatro carros da CGRT. A CGRT continuará usando o Citation TEN como meio de transporte para se deslocar entre as corridas.

"Quando se trata de velocidade, conforto e espaço, o Citation TEN se mostra muito  eficiente e conquista cada vez mais clientes", ressalta Leonardo Fiuza, diretor comercial da TAM AE.

Ganassi e sua equipe são especialistas em velocidade e usam o Citation TEN para aumentar a produtividade e eficiência na operação de seus negócios. "Nossa equipe está presente em cerca de 70 corridas por ano. O Citation faz o mapa encolher. É uma peça vital do meu negócio, pois permite que me locomova mais rápido e passe mais tempo com a equipe".

O Citation Ten já vem com winglets instalados de fábrica, o que permite uma grande evolução em termos de velocidade, alcance, razão de subida e economia de combustível. Além disso, com uma fuselagem maior, traz um interior mais amplo, redesenhado e equipado com os mais modernos equipamentos de comunicação e entretenimento. Equipado com duas turbinas de nova geração da Rolls Royce, a aeronave prevê uma razão de subida nitidamente superior, voando diretamente para 45 mil pés em apenas 23 minutos. Capaz de levar até 12 passageiros (dependendo da configuração), seu preço é de US$ 21,495 milhões (preço básico FOB EUA - antes  da importação).

Outro destaque da nova aeronave é o seu conforto interno. Com fuselagem mais comprida que seu antecessor, o Citation X,, o Citation TEN possui cabine maior, com mais espaço para as pernas e poltronas redesenhadas, com maior capacidade de reclinação. Além disso, cada um dos oito assentos vem equipado com painel de controle baseado em tela sensível ao toque e totalmente integrado ao design da cabine (quando não em uso, permanece invisível). Interligado por fibra ótica, o sistema permite que cada passageiro regule a iluminação e a temperatura interna, as cortinas das janelas e tenha acesso a uma central de entretenimento com acesso à internet, visualização do mapa de voo, filmes em Blu Ray, música e até envio de mensagens de texto.

Para os pilotos, a evolução também é visível. O novo Citation TEN traz um painel de instrumentos totalmente remodelado, novos pedestais e colunas do manche. Vem com o que há de mais moderno em termos de equipamentos de aviônica no mundo - o Garmin G5000, com três telas LCD de 14 polegadas, quatro painéis de controle touch-screen e diversos controles integrados, com redução de botões e interruptores na cabine de comando. Além disso, o auto-throttle será equipamento de série no Citation TEN.



Fonte: Cessna

Autor: Insight Net/TAM Aviação Executiva