< Voltar

Citation Ten será a nova versão do principal jato da Cessna

A evolução do avião promete performance ainda melhor e mais conforto para os passageiros.

Envie a um amigo Curtir
Tweet

22/10/2010

Citation Ten será a nova versão do principal jato da Cessna

Um jogo de palavras no nome da aeronave marcou o lançamento da nova versão do principal jato executivo da Cessna, o Citation X, na segunda-feira (18/10) durante a NBAA 2010.

 

Batizada Citation Ten, portanto uma troca do algarismo romano pela palavra dez em inglês, a evolução do avião promete performance ainda melhor e mais conforto para os passageiros.

 

"O lançamento do Citation Ten é um exemplo do nosso comprometimento, reforçado através da recente crise, com o desenvolvimento de novos produtos, e é um sinal de que pretendemos fazer o que for preciso para mantermos nossa posição de liderança na indústria da aviação geral", disse o CEO da Cessna, Jack Pelton. "Nós nos unimos à Garmin e à Rolls-Royce para conceber uma combinação quase perfeita de velocidade, performance, facilidade de operação e produtividade em um mesmo avião - o Citation Ten."

 

Com melhorias na cabine de passageiros, 38 centímetros mais comprida e com novos equipamentos que fazem a Cessna proclamá-la a mais inteligente da indústria, novos aviônicos Garmin 5000, motores Rolls-Royce mais potentes e maior autonomia, dentre outras novidades, o maior destaque continua sendo a principal característica do avião, sua velocidade.

 

Característica essa que ganha especial importância a partir do momento em que, apesar de manter o título de jato executivo mais rápido em operação com a velocidade de cruzeiro de Mach 0.92, o Citation X já não é o mais veloz fabricado, tendo sido superado pelo novo Gulfstream G650 que encontra-se em fase de testes.

 

Em busca de continuar com este prestigiado título, sem o qual as demais mudanças chegam até mesmo a perder um pouco do seu destaque tamanha é a associação do avião com a velocidade, o novo Citation Ten precisará superar o Mach 0.925 atingido pelo jato da Gulfstream, estando a Cessna comprometida em fazê-lo.



Fonte: Portal CR

Autor: Portal CR