< Voltar

Daher lança TBM 930

Nova versão da linha TBM conta com aviônicos Garmin G3000 e novo interior.

Envie a um amigo Curtir
Tweet

04/06/2016

Daher lança TBM 930

A Daher anunciou que irá expandir sua linha de monomotores turboélice, que agora incluem o sucesso de vendas TBM 900 e o novo TBM 930, equipado com uma suite de aviônicos Garmin G3000.

Para a linha 2016 a fabricante lançou o sistema denominado e-copilot® em ambas as versões do TBM 900 e 930, incorporando novas funcionalidades para reduzir o trabalho do piloto:
 

  • Sensor que calcula o ângulo de ataque (AOA) e exibe a informação no display primário;
     
  • Sistema eletrônico de estabilização (ESP) e proteção em baixa velocidade Under Speed Protection (USP), conectados ao AOA. Esses sistemas auxiliam o piloto a manter a aeronave estável quando os parâmetros de voo são excedidos;
     
  • Sistema para descida de emergência Emergency Descent Mode (EDM) integrado ao piloto automático, colocando a aeronave em modo de descida a uma altitude segura de 15.000 pés caso ocorra despressurização da cabine;
     
  • Novos alertas por voz, notificando o piloto em casos de estol, velocidade acima da Vne, trem de pouso e uso da máscara de oxigênio, substituindo os bipes sonoros para uma melhor interpretação dos alertas.


As diferenças entre o TBM 900 e o TBM 930 estão concentradas nos aviônicos primários. A linha 2016 do TBM 900 mantém a suite Garmin G1000 com display de cristal líquido incluindo um par de telas de 10 polegadas e um painel central multifunção de 15 polegadas, além de um keyboard físico para facilitar a navegação entre as funções.

A novidade para 2016 é a introdução do sistema bluetooth FS 210, que permite sincronizar tablets e smart phones para preparação de mapas e planos de voo.

O novo TBM 930 conta com aviônicos Garmin G3000, o primeiro flight deck controlado via touchscreen desenvolvido para aeronaves leves. Os displays de alta resolução WXGA em formato mais largo permitem dividir a tela e colocar mapas e planos de voo lado a lado com as informações primárias, tráfego e meteorologia.

Em termos de estética, a Daher desenhou um novo interior para o TBM 930 com novos assentos e descanços de cabeça, além de novas escolhas de acabamentos em madeira, fibra de carbono e metal polido. Segundo Didier Kayat, CEO do grupo Daher, mais de 50 unidades do TBM 930 e 900 serão entregues em 2016.

Fonte: Daher
Redação FlightMarket