< Voltar

Dassault Falcon 8X entra em serviço

Primeira unidade foi entregue na Grécia para a Amjet Executive

Envie a um amigo Curtir
Tweet

10/06/2016

Dassault Falcon 8X
Dassault Falcon 8X entregue para a Amjet, na Grécia. O jato executivo de ultra-longo alcance é o topo de linha da Dassault e custa US$ 58 milhões. 4 unidades já foram vendidas a clientes Brasileiros.



A Dassault Aviation entregou a primeira unidade do jato executivo de ultra-longo alcance Falcon 8X para a Amjet Executive, empresa de fretamento e gerenciamento de aeronaves na Grécia e antigo operador de jatos Falcon. A ocasião marca a entrada em serviço do modelo topo de linha da fabricante francesa.

A entrega ocorreu na fábrica da Dassault em Bordeaux-Mérignac, França, apenas 4 meses após o Falcon 8X obter a certificação da FAA e EASA. Antes da entrega ao cliente, a aeronave realizou uma campanha de testes global durante um mês para validar o funcionamento de todos os sistemas.

“Estamos extremamente satisfeitos em receber o Falcon 8X em nossa frota. Como piloto, posso atestar a excelente capacidade de manobra deste grande jato tri-turbina. Sua performance e conforto excepcionais permitirá que nós possamos atender uma gama ainda maior de missões para nossos clientes,” disse Abakar Manany, presidente da Amjet e que estava no comando do Falcon 8X no momento da entrega. A empresa com sede em Atenas também opera os modelos Falcon 50, Falcon 900EX e o Falcon 7X.

A Dassault agora prepara a entrega de vários outros Falcon 8X para as próximas semanas a clientes no Brasil, EUA, Europa e Índia. 16 unidades estão em fase final de montagem na fábrica da Dassault em Little Rock, Arkansas, EUA, e 8 unidades também estão sendo montadas na fábrica de Bordeaux.

 

Dassault Falcon 8X em fase de montagem.
Unidades do Falcon 8X em fase final de montagem.



O 8X foi lançado em Maio de 2014 e é uma versão alongada do 7X, que entrou em operação a 9 anos. As principais diferenças estão em um tanque adicional de combustível no centro da fuselagem, permitindo ao 8X carregar 15.800 kg de combustível, 1.300 kg a mais do que o 7X. O novo jato também conta com asas totalmente redesenhadas e motores mais potentes Pratt & Whitney Canada PW307D.

Com alcance de 11.945 km – o suficiente para voar de São Paulo a Moscou sem escalas, o Dassault Falcon 8X custa US$ 58 milhões e já tem 25 unidades vendidas, 4 delas para operadores Brasileiros.

Redação FlightMarket | Fotos: Dassault Aviation/Amjet