< Voltar

Dassault Falcon 900LX é o primeiro a utilizar o sistema de navegação EGNOS

O sistema de trabalha em conjunto com o GPS, aumentando sua integridade e precisão

Envie a um amigo Curtir
Tweet

03/10/2011

Dassault Falcon 900LX é o primeiro a utilizar o sistema de navegação EGNOS

O jato executivo Dassault Falcon 900LX tornou-se o primeiro avião a voar aproximações utilizando o sistema de navegação por satélite europeu EGNOS (European Geostationary Navigation Overlay Service), em testes conduzidos pela própria fabricante no aeroporto Pau Pyrénnés, na França.

 

O EGNOS é um sistema de navegação que trabalha em conjunto com o GPS aumentando sua integridade e precisão para menos de um metro horizontalmente e dois metros verticalmente, permitindo que os pilotos realizem aproximações LPV (Localizer Perfomance with Vertical Guidance) com mínimos de até 250 pés, o equivalente a 76,2 metros.

 

Ao todo os pilotos de teste da Dassault realizaram sete aproximações pela região montanhosa do sudoeste da França onde os testes foram conduzidos, confirmando a acuidade do sistema que permitiu precisão de 3 pés, ou aproximadamente 90 cm, sobre a pista de pouso.

 

Atualmente existem outros três grandes sistemas desenvolvidos com o mesmo propósito do EGNOS, sendo eles indiano GAGAN, atualmente em fase de testes, e o norte-americano WAAS e o japonês MSAS, ambos já certificados para uso pela aviação civil.

 

Dassault Falcon 900LX

 

 



Fonte: www.portalcr.com.br

Autor: Portal CR