< Voltar

Dassault lança o Falcon 5X

Revelado durante a NBAA, o novo jmodelo é o maior jato executivo já fabricado pela empresa.

Envie a um amigo Curtir
Tweet

21/10/2013

Dassault lança o Falcon 5X

A Dassault Aviation lançou durante a feira da NBAA (National Business Aviation Association) em Las Vegas, EUA, o Falcon 5X, o mais novo e também maior jato executivo já fabricado pela empresa. O novo modelo bimotor tem uma cabine ainda mais larga que a do 7X, que possui três motores, e é capaz de acomodar até 16 passageiros. Levando oito passageiros, o novo jato tem uma autonomia de 5.200 nm (9.360 km).

“O Falcon 5X é a nova referência em criatividade e uso da tecnologia avançada na aviação executiva,” diz Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation. “Utilizando os softwares, projetos e sistemas desenvolvidos pela Dassault, conseguimos construir uma aeronave maior, mais confortável, mais amigável ao meio ambiente e com operação muito mais econômica do que outras aeronaves da mesma categoria. O 5X representa nosso maior investimento desde o primeiro modelo Falcon fabricado.”

A Dassault afirma que o Falcon 5X oferece uma cabine de 1,98m de altura e com secção transversal maior do que qualquer outro jato executivo já construído. O novo jato pode voar de São Paulo a Chicago, Los Angeles a Londres e de Paris a Pequim.


Dassault Falcon 5X. Cabine e Cockpit.
 

O sistema digital de controle de voo da aeronave integra todas as superfícies de comando, incluindo um “flaperon”, que permite aproximações íngremes a baixa velocidade. O sistema também está integrado ao controle do trem de pouso no nariz, facilitando as manobras em pista molhada ou escorregadia, e em condições de vento lateral.

A Honeywell fornecerá a nova geração de cockpit EASy para o 5X, que incluirá um head-up display desenvolvido pela Elbit Systems.

O avião será impulsionado por motores Snecma Silvercrest, o que significa que esta será a primeira vez que uma aeronave Falcon será lançada com motores totalmente novos, e de fabricação também francesa.

Com valor aprovimado de U$ 45 milhões, o Falcon 5X está programado para fazer seu primeiro voo em 2015, sendo certificado no final de 2016.