< Voltar

Dassault revela novo Falcon 6X

Modelo vem para substituir o 5X, cujo projeto foi cancelado.

Envie a um amigo Curtir
Tweet

28/02/2018

Dassault Falcon 6X

 

A Dassault revelou hoje seu mais novo jato executivo, o Falcon 6X. O modelo irá substituir o 5X, que foi cancelado devido a diversos atrasos no desenvolvimento dos motores Snecma Silvercrest. O 6X será equipado com motores Pratt & Whitney Canada PW812D.

“Eu não tive outra opção além de cancelar o projeto do 5X e encontrar os melhores motores possíveis,” disse Eric Trappier, CEO da Dassault, num evento para jornalistas realizado no hangar da fabricante no aeroporto de Le Bourget.

Além dos novos motores, o Falcon 6X terá uma cabine 50 cm mais longa, permitindo um aumento na galley ou na área de descanso da tripulação. Haverá também um aumento de 300 mn (555 km) no alcance, totalizando 5500 mn (10186 km). A arquitetura dos sistemas será mantida, incluindo o fly-by-wire, que já é superior ao utilizado no Falcon 8X.

A aerodinâmica das asas será a mesma, porém, devido a capacidade de combustível adicional necessária para o aumento do alcance, a Dassault irá utilizar um sistema de pressurização com base em nitrogênio, tecnologia herdada das aeronaves militares e que será utilizada pela primeira vez em um jato executivo.

Trappier informou que a maioria dos clientes do 5X decidiram migrar para o 7X e 8X, pois “não queriam esperar”, mas alguns já estão negociando aguardar pelo 6X, previsto para entrar em serviço em 2022. O valor será o mesmo do 5X: US$ 47 milhões.

Fonte: Ain Online
Redação FlightMarket