< Voltar

EASA publica AD suspendendo voos com o jato Falcon 7X

A AD foi motivada por uma falha no sistema de trimagem do estabilizador horizontal

Envie a um amigo Curtir
Tweet

30/05/2011

EASA publica AD suspendendo voos com o jato Falcon 7X


A EASA (European Aviation Safety Agency) publicou uma Diretriz de Aeronavegabilidade (AD, na sigla em inglês) suspendendo temporariamente os voos com o jato executivo Falcon 7X, da fabricante francesa Dassault.

A AD entrou em efetividade na sexta-feira (27/05) e foi motivada por uma falha que provocou um disparo não controlado no sistema de trimagem do estabilizador horizontal (horizontal stabilizer pitch trim runaway) em um Falcon 7X durante a descida para pouso.

Na ocasião a tripulação conseguiu controlar a aeronave e realizar o pouso em segurança, tendo os dados do gravador de dados de voo e do banco de dados do histórico de falhas confirmado o problema sem no entanto poder identificar o que o provocou.

Esse tipo de falha pode levar à perda de controle da aeronave durante o voo, e como medida de segurança a própria Dassault fez a proposta de suspensão da realização de voos com o Falcon 7X à EASA que concordou com a fabricante e aceitou seu pedido.

A EASA aguarda agora o resultado da investigação sendo conduzida pela Dassault para que possa ser então publicada uma nova AD contendo as ações tendo em vista a segurança a serem colocadas em prática pelos operadores do avião.



Fonte: www.portalcr.com.br

Autor: Portal CR