< Voltar

EMBRAER anuncia alterações no sistema de freios do Phenom 100

Ao menos 6 incidentes ocorreram durante o pouso desde Outubro do ano passado.

Envie a um amigo Curtir
Tweet

21/04/2010

EMBRAER anuncia alterações no sistema de freios do Phenom 100

A EMBRAER anunciou a realização de mudanças no sistema de freios do jato executivo Phenom 100 após ao menos seis incidentes ocorridos durante o pouso desde Outubro do ano passado, informou a Flight International.

 

Destes incidentes dois resultaram em aeronaves varando a pista e, apesar das condições particulares em que ocorreram – o primeiro deles na pista curta (1015m) de Angra dos Reis e o segundo sob chuva no Campo de Marte, em São Paulo – os demais incidentes ocorridos nos EUA envolvendo alarmes de falha e estouro de pneus prontificaram a EMBRAER a avaliar mudanças no sistema deste que é hoje um dos jatos executivos de maior sucesso entre os clientes na categoria entry level.

 

O resultado foi o desenvolvimento de uma nova unidade de controle dos freios, responsável por receber os sinais eletrônicos enviados pelos sensores nos pedais e comandar o acionamento do sistema hidráulico, tendo também sido feitas melhorias no software utilizado.

 

Além das alterações técnicas, que já estão sendo aplicadas às aeronaves em produção e às em operação, a EMBRAER também se atentou à parte operacional, com ênfase no programa de treinamento dos pilotos que operam ou irão operar não apenas o Phenom 100 mas também o Phenom 300.

 

Como consequência, foi incluído no treinamento sessões de simulador com operações em condição de pista seca e molhada com falha nos freios e uma manobra de go-around, após a qual os pilotos devem seguir para um aeroporto alternativo visando o pouso com o sistema de freios de emergência.

 

Veja no Portal CR



Fonte: www.portalcr.com.br

Autor: Portal CR