< Voltar

Eurocopter quer desenvolver helicóptero com motor movido a diesel

A intenção seria substituir os motores a turbina dos helicópteros leves que fabrica.

Envie a um amigo Curtir
Tweet

25/02/2010

Eurocopter quer desenvolver helicóptero com motor movido a diesel

A Eurocoper anunciou esta semana durante a Heli-Expo - feira realizada entre os dias 20 e 23 deste mês em Houston, nos EUA - que pretende desenvolver um helicóptero que utilize motor a pistão movido a diesel, informou o site Wired.com.

 

Segundo a maior fabricante mundial do mercado de asas rotativas, a intenção seria substituir os motores a turbina dos helicópteros leves que fabrica.

 

Os pontos que pesariam a favor de tal motor, comparado com os atuais a turbina (todos os helicóteros por ela fabricados utilizam este tipo de motor) seriam o desempenho em maiores altitudes e, principalmente, a redução no consumo de combustível que poderia chegar a 40%.

 

A Eurocopter ressaltou ainda que os motores a diesel, que se destacaram na indústria automotiva européia nas últimas décadas, atingiram um grau de evolução que torna possível a transferência da tecnologia para os helicópteros nos dias atuais.

 

Entretanto, um ponto que ainda precisa ser trabalhado é a relação peso/potência, que mesmo no caso dos motores de alto desempenho usados em competições automotivas (os mais leves e potentes que existem) ainda não se enquadra nos padrões exigidos pela aviação.

 

Mas este parece ser um detalhe menor, e a Eurocopter informou que apesar de ainda não ter estipulado um tipo específico de motor a diesel para ser utilizado já vem mantendo conversas com diversos fabricantes, inclusive da indústria automotiva devido à sua larga experiência.

 

A intenção é desenvolver um motor equipado com turbocharger (para melhorar a performance em maiores altitudes) que possa no futuro ser adaptado em um de seus helicópteros para teste.

 

Veja no Portal CR



Fonte: www.portalcr.com.br

Autor: Portal CR