< Voltar

FalconEye da Dassault recebe aprovação da FAA e EASA

Pacote opcional de sistemas de consciência situacional foi aprovado para o Falcon 2000S/LXS

Envie a um amigo Curtir
Tweet

13/10/2016

Dassault Falcon 2000S FalconEye
Dassault Falcon 2000S equipado com sistema FalconEye, que combina dispositivos que aumentam a consciência situacional dos pilotos.



A Dassault Aviation obteve aprovação da EASA (European Aviation Safety Agency) e FAA (Federal Aviation Administration) para o sistema FalconEye, disponível como pacote opcional para o Falcon 2000S/LXS e também para o 8X, que a Dassault espera obter a aprovação em breve.

Revelado no ano passado, o FalconEye incorpora dispositivos que aumentam a consciência situacional dos pilotos em condições de voo de baixa visibilidade tanto durante o dia quanto a noite. O sistema inclui Heads-Up-Display (HUD) com visão sintética, mapeamento do relevo do terreno com base em banco de dados e combina visões térmicas e de pouca luz em uma única imagem. A câmera multi-sensor que equipa o FalconEye está em sua quarta geração e fornece imagens de alta resolução semelhante a de câmeras FLIR – utilizadas em equipamentos militares – com campo de visão de 30x40 graus de angulação no modo de visão sintética para evitar efeitos de visão “tunelada”.

A certificação vem depois de um período de 2 anos de desenvolvimento em voo e simuladores. A Dassault também pretende certificar o sistema com duplo HUD no Falcon 8X, modelo onde o FalconEye se provou popular entre os clientes, com 90% dos pedidos optando pelo pacote.

 

Dassault FalconEye
Exemplo de visão térmica do FalconEye combinada no Heads-Up-Display dos jatos Falcon.



 

Cockpit Falcon 2000LXS
Cockpit EASy II do Dassault Falcon 2000LXS, equipado com FalconEye.




Redação FlightMarket | Fotos: Dassault Aviation