< Voltar

Garmin G5000 para Citation Excel e XLS

Garmin anuncia programa de upgrade para os jatos da Cessna

Envie a um amigo Curtir
Tweet

25/10/2016

Garmin G5000 Citation Excel e XLS
Upgrade de aviônicos Garmin G5000 agora disponível para o Citation Excel e XLS. Além de trazer a tecnologia mais avançada, a instalação reduz mais de 90 kg de peso das aeronaves.



A Garmin lançou um novo programa de modernização de aviônicos G5000 para os jatos executivos Cessna Citation Excel e XLS. A certificação suplementar de tipo (STC - Supplemental Type Certificate) está prevista para 2018. A substituição dos aviônicos de fábrica pelo G5000 irá reduzir mais de 90 kg de peso das aeronaves, permitindo transportar mais bagagem, passageiros ou combustível.

Veja jatos CESSNA CITATION à venda

O Garmin G5000

A suíte de aviônicos Garmin G5000 é composta por 3 displays de 14 polegadas em alta resolução e comandados por dois controladores touchscreen, além de uma estrutura de menus altamente intuitiva, simplificando a operação. O G5000 também otimiza a consciência situacional dos pilotos e permite exibir diversas informações ao mesmo tempo, como mapas, cartas de navegação, checklists, TAWS, TCAS, planos de voo, tempo, entre outras informações. O PFD, display primário de voo, ainda permite sobrepor mapas no HSI (indicador horizontal). As cartas de navegação são geo-referenciadas e podem ser exibidas em qualquer uma das telas, incluindo cartas de aproximação de terminal Garmin FliteCharts ou Jeppesen ChartView, bem como diagramas de aeroportos Garmin SafeTaxi.

A instalação do Garmin G5000 no Citation Excel e XLS irá incluir um sistema automático digital de controle de voo (AFCS), otimizando o desempenho das aeronaves em diversas fases da operação. A suíte também conta com modos de aproximação WAAS/SBAS, navegação vertical, FLC e um modo de descida automática de emergência em caso de despressurização da cabine. Como opcionais, proprietários podem optar por um sistema de segurança que gerencia o piloto automático em caso de perda de velocidade, inclusive em arremetidas, além de visão sintética em 3D do terreno, obstáculos, tráfego aéreo e da pista.

Redução de custos e versatilidade de operação

A modernização com a suíte G5000 contribui para reduzir o custo operacional das aeronaves, substituindo partes obsoletas por aviônicos que não requerem manutenção. Proprietários e operadores também terão acesso a mais aeroportos pelo mundo ao incorporar o Garmin G5000, que suporta operações RVSM e navegação PNB/RNP 0.3 com aproximação LPV/APV, sistemas que permitem uma aeronave voar uma trajetória específica entre dois pontos definidos tridimensionalmente no espaço.

Conectividade

Também como opcional para o upgrade, a Garmin oferece o conectividade wireless pelo sistema Connext, que permite transferir planos de voo para a suíte G5000 a partir de dispositivos móveis com o aplicativo Garmin Pilot, bem como compartilhar informações de tráfego, meteorologia, GPS, entre outras, através de qualquer dispositivo móvel.

A Garmin ainda não revelou o investimento necessário para o upgrade.

Redação FlightMarket