< Voltar

Pilatus PC-24 faz primeiro voo

Com certificação prevista para 2017, o protótipo P01 sobrevoou por 55 minutos a região central da Suiça.

Envie a um amigo Curtir
Tweet

05/11/2015

Pilatus PC-24 faz primeiro voo

O Pilatus PC-24, primeiro jato executivo desenvolvido pela fabricante Suiça, realizou hoje seu voo inaugural. Lançado a dois anos, o jato de 7 lugares tem a proposta de ser super versátil, com capacidade de pousar em pistas curtas e não pavimentadas.

O primeiro protótipo, batizado de P01 e com matrícula HB-VXA, decolou às 10h00 do horário local do aeroporto Buochs, localizado na cidade de Stans, para um voo de 55 minutos pela região central da Suiça.

“O Pilatus PC-24 tem um desempenho excepcional e este voo foi a primeira oportunidade de demonstrar sua impressionante performance. O jato decolou utilizando pouco menos 600m de pista para uma altitude de 10.000 pés em apenas 3 minutos,” informou a Pilatus, fabricante da consagrada linha “PC” de turboélices executivos e treinadores militares.

Durante o voo, o PC-24 foi acompanhado e monitorado por um turboélice PC-21.

Nos últimos meses, as características de voo do PC-24 foram ajustadas e refinadas em numerosos testes em túnel de vento e simuladores. O primeiro voo do protótipo foi planejado para avaliar a precisão destes testes, disse a Pilatus.

Três protótipos do PC-24 serão utilizados durante o programa de certificação, completando um total de 2300 horas de voo. A certificação está prevista para 2017, porém, os primeiros 2 anos de produção estão completamente vendidos, equivalente a 82 aeronaves. A Pilatus planeja voltar a receber encomendas somente a partir do final de 2019.




Redação FlightMarket
Fonte: Pilatus/Flight Global