< Voltar

Piper lança Archer DX com motor Diesel/Jet-A

O novo modelo com motor Continental e cockpit Garmin 1000 será inicialmente lançado na Europa, com as primeiras entregas previstas no início de 2015

Envie a um amigo Curtir
Tweet

04/11/2014

Piper lança Archer DX com motor Diesel/Jet-A

A Piper Aircraft lançou - durante a feira Aero Friedrichshafen na Alemanha - uma versão diesel do monomotor Archer. O motor Continental/Centurion 2.0S é certificado para utilizar tanto diesel quando Jet-A, inclusive com os dois misturados.

Os testes de voo do protótipo já foram realizados na Alemanha e o certificado da EASA (agência certificadora Européia) será emitido em breve. AS primeiras entregas estão previstas para o início do próximo ano.

“Esse é um passo importante para garantir que futuros operadores e proprietários de aviões Piper possam ter acesso a combustíveis mais econômicos e acessíveis, principalmente na Europa onde o AVGAS é caro e difícil de encontrar,” disse o presidente e CEO da Piper, Simon Caldecott.

Os testes do motor diesel de 155 hp do novo Piper Archer DX foram feitos em uma subsidiária da Continental em Altenburg, na Alemanha. O valor inicial na Europa será de U$ 399.496,00, cerca de U$ 50 mil mais caro do que o Archer LX. O modelo também será comercializado nos EUA.

O desempenho nos testes foi de 114 ktas com 70% de potência e queimando 22L/h. O Archer DX também virá com Garmin G1000.

Autor: FlightMarket
Fonte: Piper Aircraft