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Piper lança novo Meridian M500

A nova versão do turboélice inclui aviônicos Garmin de última geração e diversas melhorias.

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30/01/2015

Piper lança novo Meridian M500

A Piper Aircraft lançou o novo monomotor turboélice Meridian M500, a aeronave top de linha da fabricante, incluindo a mais nova geração de aviônicos da Garmin, novos dispositivos de segurança e diversas melhorias.

O Piper Meridian M500 possui 6 assentos (2+4), é impulsionado por um motor Pratt & Whitney PT6A-42A de 500shp, tem velocidade máxima de cruzeiro de 260 KTAS (482 km/h) e alcance de 1.000 nm (1.852 km). Equipado com a suíte de aviônicos Garmin G1000, o M500 tem valor de tabela de U$ 2.26 milhões nos EUA.

Novos Aviônicos

O Piper M500 com a nova versão do Garmin G1000 contará com duas telas de PFD (Primary Flight Display) de alta resolução com 10” e uma tela de MFD (Multi-Function Flight Display) de 12”, incluindo a última atualização do software da Garmin, além do piloto automático GFC700 com AFCS (Autopilot Flight Control System) e diversas melhorias de segurança:

 

  • Electronic Stability Protection (ESP): Dispositivo de segurança que ajuda a impedir a aeronave de entrar em estol, parafuso ou outras situações de perda de controle, corrigindo automaticamente as superfícies de comando quando a aeronave exceder certos parâmetros do envelope de voo. O ESP funciona independente do piloto automático e atua apenas quando o piloto está operando a aeronave manualmente, com o piloto automático desabilitado.
     
  • Underspeed Protection (USP): Funciona como um Diretor de Voo (Flight Director) que reage a condições de velocidade abaixo da velocidade de estol, mantendo o piloto automático habilitado e a aeronave acima da velocidade mínima, corrigindo automaticamente a atitude de inclinação no nariz.
     
  • Automatic Level Mode: Equipamento padrão no M500, a função Level Mode é um botão que, quanto ativo, nivela a aeronave na altitude indicada, “zerando” a velocidade vertical. O Level Mode irá automaticamente ativar o Diretor de Voo e o piloto automático para manter o avião em voo nivelado e numa direção fixa.
     

Outras melhorias

Os demais aprimoramentos no Piper Meridian M500 incluem o Aspen EFD-1000, um novo sistema digital de pressurização totalmente integrado ao Garmin G1000, letreiros luminosos no cockpit, transpoder GTX 33ES, painel de áudio central e portas USB. Como opcionais, a Piper também irá oferecer o sistema de alerta de tráfego GTS 825, que quando integrado ao transpoder GTX 33ES, dá a aeronave as condições requeridas para a funcionalidade ADS-B in/out. O sistema de dados via satélite Garmin GSR-56 também será opcional, permitindo ao piloto acessar dados de informações meteorológicas, além de enviar mensagens de voz e texto pelo sistema de satélite Iridium.

Fonte: Piper Aircraft
Redação FlightMarket