< Voltar

Piper lança Seneca V com painel Garmin G1000

A última versão da suíte de aviônicos G1000 inclui 3 telas de 10'' e novos níveis de consciência situacional

Envie a um amigo Curtir
Tweet

03/05/2013

Piper lança Seneca V com painel Garmin G1000

A última versão da suíte de aviônicos G1000 inclui 3 telas de 10'' e novos níveis de consciência situacional

A Piper Aircraft Inc. é uma das primeiras fabricantes a adotar a mais recente versão do painel Garmin G1000, que inclui uma suíte de aviônicos com três telas como equipamento padrão do novo bimotor Piper Seneca V 2013. O anúncio foi feito durante o evento Australian International Airshow & Defence Exposition.

O painel Garmin G1000 é singular. Trata-se de um conjunto de aviônicos perfeitamente integrados que facilita a coleta e o processamento das informações de voo. O design do G1000 traz novos níveis de consciência situacional, simplicidade e segurança para o cockpit. "A plataforma Garmin G1000 vem instalada em todas as nossas aeronaves M-Class (Matrix, Mirage e Meridian) e bimotores. As três telas padrão do G1000 no Seneca V são capazes de fornecer aos pilotos uma maior quantidade de dados, o que facilita a identificação de situações excepcionais, tornando o voo mais seguro", explica Jackie Carlon - Diretora de Marketing e Comunicação da Piper.


Piper Seneca V Garmin G1000

Novo painel Garmin G1000 no Seneca V com 3 telas de 10''.


O mais recente software Garmin G1000, no Seneca V, inclui o seguinte: Aproximação Baro - VNAV (utilizado para aproximações com guiagem vertical LNAV/VNAV, em áreas não providas de sistemas SBAS), visão de corte vertical de navegação, padrões de espera definidos pelo usuário, que dá aos pilotos a capacidade de realizar órbitas contidas nos procedimentos SID, STAR ou aproximação, de forma manualmente definida.

Conectado com o mundo

O G1000 é capaz de mostrar as condições meteorológicas globais, trazendo aos pilotos METARs, TAFs e ventos, se o módulo opcional GSR 56 estiver instalado. Imagens de radares meteorológicos e de satélites também estarão disponíveis nos Estados Unidos, sul do Canadá, Europa Ocidental e Austrália. Além disso, o G1000 oferece suporte de voz e serviços de dados que permitem ao piloto fazer chamadas telefônicas para o mundo todo, enviar mensagens de texto e e-mail, através de SMS, diretamente da cabine do avião usando o serviço de discagem e interface de mensagens, se disponível na localidade.

O painel G1000 apresenta instrumentação de voo, navegação, condições climáticas, terreno, tráfegos e dados do motor exibidos em grandes telas de alta resolução. Ele substitui o conjunto de dois Garmin G600, atualmente presentes nos Seneca V. O confiável sistema de referência de direção e atitude (GRS77 - AHRS) fornece, com precisão digital, a posição espacial da aeronave, razão de curvas, vetor de direção do voo e dados de aceleração.

Sobre o Piper Seneca V

Representada no Brasil pela JP Martins Aviação, o preço da aeronave Piper Seneca V standard equipada com três telas Garmin G1000 é $ 972.400. O avião é equipado por dois motores Continental Turbocharged TSIO-360-RB, gerando 220 hp cada. A combinação de múltiplas portas de entrada e de bagagem, aliada ao conforto de um interior de luxo, fazem do Piper Seneca V a ferramenta de negócios perfeita.

As três telas do G1000, que equipam o novo Seneca V, incluem duas telas de 10" (PFD) e uma única tela de 10" (MFD), duplo GIA63W NAV/COM/GPS, piloto automático S-TEC 55X, com seleção de altitude, sistema de referência de direção e altitude (AHRS), sistema de leitura de dados de voo (ADC), duplo receptor de GPS, certificado para WAAS, instrumentos eletrônicos de motores (EIS), painel de áudio GMA340, transponder GTX 33, sistemas de informação de tráfego (TIS), e instrumentos de reserva modelo Aspen EFD-100.

Veja esta aeronave à venda no FlightMarket:
Piper Seneca V 2013



Fonte: Piper Aircraft Inc.

Autor: JP Martins Aviação