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Piper M600 recebe certificado de produção da FAA

O monomotor turboélice conta com painel Garmin G3000 e é o modelo topo de linha da Piper

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13/09/2016

Piper M600
Sucessor do Meridian, o turboélice Piper M600 conta com 100 shp a mais de potência no motor e aviônicos Garmin G3000. Valor: US$ 2,85 milhões.



A Piper Aircraft recebeu da FAA (agência reguladora da aviação civil norte-americana) o certificado de produção (Production Certificate) para o monomotor turboélice M600, novo modelo que é a evolução do Meridian, agora denominado M500. O documento habilita a Piper a produzir, testar e emitir certificados de aeronavegabilidade para as unidades do Piper M600 a serem entregues aos clientes. Em junho deste ano o M600 obteve da FAA o certificado de tipo (Type Certificate), que aprova o design da aeronave e garante que o modelo atende aos requisitos mínimos de segurança e aeronavegabilidade.

“Receber o Certificado de Produção é a última etapa de uma série de conquistas significativas desta aeronave inovadora,” disse Simon Caldecott, presidente e CEO da Piper Aircraft. “Em Junho recebemos o certificado de tipo do M600 e, em 12 de Julho, a primeira unidade a sair de nossa linha de produção foi entregue a Jerry e Jack Wardlaw, nossos clientes lançadores e que são proprietários veteranos de aviões Piper.”

O M600 é o modelo topo de linha da família de aeronaves M-Class, que inclui também o turboélice M500 (Meridian) e os monomotores a pistão M350 (Mirage) e Matrix.

Para o M600 a Piper desenvolveu uma nova asa, redesenhada com novas técnicas de construção, proporcionando uma maior autonomia graças ao aumento de 340 litros na capacidade de combustível. A aeronave possui motor Pratt & Whitney PT6A-42A de 600 shp – 100 a mais do que o M500/Meridian, o que garante também um aumento de 455 kg no peso máximo de decolagem, além de capacidade para 318 kg de carga útil com tanques cheios e velocidade máxima de cruzeiro de 274 KTAS contra 260 KTAS do M500.

No cockpit, o M600 oferece a suíte de aviônicos Garmin G3000 com 3 telas, incluindo painéis de controle Garmin GTC 580 sensíveis ao toque e piloto automático GFC 710, o mais recente lançado pela Garmin. O sistema de controle de voo possui diversos sensores de segurança que emitem alertas em casos de queda excessiva na velocidade de cruzeiro, pressurização da cabine, ângulos de rolagem acima do normal e hipóxia (baixo teor de oxigênio no ar). Caso o piloto não responda aos alertas, o sistema é capaz de ativar um modo de descida de emergência (EDM – Emergency Descent Mode) que automaticamente reduz a altitude para 14.000 pés. O GFC 710 também possui um botão azul chamado LVL que, quando pressionado pelo piloto, automaticamente nivela o M600 caso a aeronave esteja com uma atitude de voo fora do normal.

O preço de tabela do Piper M600 é de US$ 2,85 milhões nos EUA.


 

Especificações    
Piper M600    
Preço básico: US$ 2,85 milhões    
     
Motor Pratt & Whitney PT6A-42A, 600 shp  
Hélice Hartzell E8501-K-3.5, de quatro pás, reversível  
Comprimento 9,09 metros  
Altura 3,47 metros  
Envergadura 13,16 metros  
Carga Alar 140 kg/m^2  
Peso x Potência  4,54 kg / shp  
Configuração de Assentos  2 + 4  
Peso padrão equipado 1659 kg  
Peso máximo de rampa 2750 kg  
Peso máximo de decolagem 2727 kg  
Peso com zero combustível 2204 kg  
Carga útil padrão 1090 kg  
Capacidade de carga c/ tanque cheio 318 kg  
Peso máximo de aterrissagem 2636 kg  
Capacidade de combustível 984 litros, 1734 lb  
Capacidade do bagageiro 45,5 kg  
     
Desempenho    
Distância de decolagem sobre o obstáculo 50 pés 716 metros  
Max. componente de vento cruzado  17 kt  
Razão de subida - nível do mar  1.539 fpm  
Velocidade máxima de cruzeiro  274 KTAS  
Alcance máximo 2.748 km  
Teto operacional 30.000 pés  
Distância de aterrissagem 648 metros  
     
Velocidades e limites    
VR (rotação) 85 KIAS  
VX (melhor ângulo de subida) 95 KIAS  
VY (melhor razão de subida) 122 KIAS  
VA (manobras) 153 KIAS  
VFE (flaps estendidos)    
Decolagem 147 KIAS  
Pouso 112 KIAS  
VLE (trem de pouso estendido)  170 KIAS  
VLO (vel. max. de operação do trem de pouso)    
Estender 170 KIAS  
Recolher 130 KIAS  
VREF (velocidade de referência, aproximação final) 85 KIAS  
VMO (velocidade máx. de operação) 251 KIAS  
MMO (máx. número Mach) 0,55 M  
VS1 (estol) 73 KIAS  
VSO (estol em configuração de pouso) 62 KIAS  



 

Piper M600 Cockpit Garmin G3000
Suite de aviônicos Garmin G3000 com três telas de 12,1", painéis touch-screen GTC 580 e piloto automático GFC 710.
Piper M600 cabine
Interior com acabamento premium: o mais confortável já oferecido pela Piper, segundo a própria fabricante.





 





Redação FlightMarket | Fotos: Piper Aircraft