< Voltar

Propulsão Elétrica: Primeiro CESSNA 172 voará em 2011

Empresário americano está desenvolvendo o protótipo com suporte de engenheiros da Cessna.

Envie a um amigo Curtir
Tweet

11/08/2010

Propulsão Elétrica: Primeiro CESSNA 172 voará em  2011

O empresário americano George Bye, proprietário da empresa Bye Energy, está desenvolvendo uma versão do avião Cessna 172 equipado com propulsão elétrica. Ele revelou à AOPA (Aircraft Owners and Pilots Association) que planeja realizar o primeiro vôo em meados de 2011.

 

A aeronave terá seus assentos traseiros retirados para dar espaço a baterias de íon-lítio. Segundo Bye, já existem baterias de íon-lítio desse porte à venda comercialmente. A Cessna, que está fornecendo suporte ao projeto de Bye, certificou baterias íon-lítio de 44 amperes  em seu novo jato Citation CJ4. Mais leve do que as baterias comuns, a fabricante foi a primeira a utilizar este tipo de bateria em jatos executivos.

 

CESSNA 172 elétrico

Bruce Gillit, Engenheiro da Bye energy, George Bye, CEO Bye Energy e Charlie Johnson, um dos desenvolvedores do projeto.

 

Bye comenta que, ao contrário de motores à combustão, altitudes diferentes não interferem no funcionamento dos motores elétricos.

 

"Eles [os motores elétricos] não são apenas uma alternativa mais limpa do que os motores à combustão, mas também mantém toda a sua potência independente da altitude", disse Bye.

 

Bye disse também que ainda não há previsões de sua empresa fornecer kits de conversão para Cessnas 172, e que ainda não é possível determinar o preço desta conversão.

 

Cessna 172 elétrico

Representação gráfica do motor elétrico do Cessna 172.

 

Veja mais no site da AOPA



Fonte: AOPA.com

Autor: Redação FlightMarket