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Protótipo de produção do Epic E1000 fará primeiro voo

Turboélice de alta velocidade é a versão homologada do modelo experimental LT

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10/03/2016

  Epic E1000 FT2 FT1  
  Epic E1000 FT1, primeiro protótipo da aeronave que voou no final de 2015.
 



A Epic Aircraft está preparando o primeiro voo de teste da versão de produção do E1000. Denominado FT2, o monomotor turboélice de alta velocidade será o primeiro modelo homologado da fabricante e está sendo construído na sede da Epic em Bend, Oregon, EUA. A empresa espera fazer seu primeiro voo antes do final do ano. A FT1 – primeira versão de testes do Epic E1000 – realizou seu primeiro voo no final de 2015 e serviu como base para validar a capacidade de manobras, envelope de voo e sistemas.

“O FT1 está sendo constantemente testado”, disse Mike Schrader, diretor de vendas da Epic. “Nós estamos abrindo o envelope de voo em termos de velocidade e altitude, já passando dos 34.000 pés de teto operacional. Estamos indo muito bem.”

Os testes estruturais da asa, estabilizador horizontal e superfícies de comando já foram finalizados. Já os testes com a fuselagem devem estar completos no início de Novembro.

“Quando o FT2 entrar no programa de testes, avaliaremos as funcionalidades da cabine, sistemas de combustível, hidráulico, aviônicos e navegação,” disse Schrader. A Epic espera obter a homologação do E1000 na primeira metade de 2017, ou, num cenário muito otimista, no fim de 2016.

O E1000 é a versão homologada do modelo experimental Epic LT, o qual a fabricante parou de aceitar encomendas em 2013 após vender 54 unidades. Alguns proprietários do LT fizeram o upgrade para o E1000, até o momento com 70 unidades encomendadas. Equipado com motor Pratt & Whitney Canada PT6A-67A e aviônicos Garmin G1000, o Epic E1000 tem capacidade para 6 passageiros, alcance de 1.650 mn (3.060 km) e velocidade máxima de cruzeiro de 325 kt. Seu preço nos EUA será de US$ 2,95 milhões, quase US$ 1 milhão mais do que a versão LT.

 

Epic LT
Expeimental Epic LT. A Epic parou de receber encomendas em 2013 após vender 54 unidades.

 

Epic E1000
Cockpit do Epic E1000 com aviônicos Garmin G1000.


 

Cabine do Epic E1000 com 6 assentos.
Cabine do Epic E1000 com 6 assentos.




Redação FlightMarket | Fotos: Epic