< Voltar

Protótipo do Citation M2 faz primeiro voo

Seis meses após o lançamento da nova aeronave, voo inicial foi realizado com sucesso, atendendo todas as expectativas da Cessna

Envie a um amigo Curtir
Tweet

20/03/2012

Protótipo do Citation M2 faz primeiro voo

Scott Ernest, CEO da Cessna, e o piloto Pete Fisher, após o primeiro voo do protótipo do Citation M2

Menos de seis meses após o anúncio do lançamento do Citation M2, a Cessna Aircraft Company já realizou o primeiro voo do protótipo da aeronave - o mais novo membro da família Citation que ocupará o segmento entre o Citation Mustang e o Citation CJ2+. Durante cerca de uma hora e meia nos céus do estado americano de Kansas, o avião executou testes nos sistemas de aviônica e motores, no piloto automático e ensaiou aproximação por instrumentos.

"O primeiro voo foi excelente, apresentou tudo o que era esperado. Com essa etapa essencial cumprida, podemos agora vislumbrar um bem sucedido programa de voos de teste e a obtenção da certificação da Federal Aviation Administration (FAA). Assim, em breve, nossos clientes poderão aproveitar essa grande aeronave", diz Leonardo Fiuza, diretor Comercial da TAM Aviação Executiva.


A certificação da FAA deve ocorrer no primeiro semestre de 2013. Com isso, as entregas do Citation M2, que custará US$ 4,195 milhões (preço FOB - EUA), começam a partir do segundo semestre do próximo ano.


Mais potência, menor consumo e aviônica de última geração

Com estrutura de alumínio, asa reta, cauda em T e uma cabine com design completamente novo, o Citation M2 terá capacidade para dois pilotos e até seis passageiros. Equipado com duas turbinas Williams FJ44-1AP-21 de 1.965 libras de empuxo, capazes de levar o jato a uma velocidade máxima de cruzeiro de 741 km/h e a 41 mil pés em 24 minutos, o avião terá um alcance máximo de 2.408 quilômetros e poderá pousar em pistas de 991m. A nova versão das turbinas Williams do M2 incorporam melhorias oriundas das mais de 6 milhões de horas de operação dos cerca de 4 mil motores FJ44 em serviço hoje no mundo, com mais potência e menor consumo de combustível do que a versão anterior.


Citation M2

Para os pilotos, o Citation M2 apresenta um cockpit desenhado em função da aviônica totalmente integrada Garmin G3000, que consolida inúmeros sistemas e componentes num painel de fácil manuseio, simplificando a operação e aumentando a segurança durante os voos. O coração do G3000 é um conjunto de três telas de LCD de 14" (uma primária e duas multifuncionais) e dois painéis de controle touch-screen, que permitem aos pilotos acompanhar mapas, planos de voo, tráfego, condições meteorológicas, áudio, entre outras funções.


Citation M2

Já para os passageiros, o Citation M2 oferece uma cabine (da divisória do cockpit à porta do lavatório) com 3,3m de comprimento, 1,47m de largura e 1,45m de altura. O ambiente, que possui quatro grandes janelas de cada lado, pode ser gerenciado por um sistema opcional que possui as mais modernas possibilidades de conexão, assegurando alta produtividade durante o voo. Os revestimentos, tanto materiais como cores, podem ser escolhidos pelo cliente.



Fonte: Cessna

Autor: TAM Aviação Executiva | Insightnet