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Robinson R44 elétrico decola

Protótipo possui 2 motores elétricos e 500 kg em baterias de polímero de Lítio.

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16/10/2016

Robinson R44 da Tier 1 Engineering é equipado com 2 motores elétricos e 500 kg em baterias de polímero de Lítio.



O primeiro helicóptero Robinson R44 movido a baterias e motores elétricos está sendo desenvolvido pela empresa Tier 1 Engineering na California. O protótipo realizou com sucesso três voos de testes em Setembro, conseguindo taxiar com segurança e fazer um sobrevoo de 5 minutos a uma altitude de 400 pés e velocidade de 80 nós. Os testes estão sendo realizados numa base aérea em Los Alamitos sob um certificado de aeronavegabilidade especial na categoria experimental, emitido pela FAA. O projeto não tem envolvimento da fabricante Robinson Helicopter Company.

O desenvolvimento do R44 elétrico foi encomendado pela Lung Biotechnology PBC, que pretende utilizar o helicóptero para transportar órgãos a hospitais de forma mais silenciosa e com menos poluição.

A aeronave possui 2 motores elétricos alimentados por 500 kg de baterias de polímero de Lítio de 700v/100.000 mAh e um sistema de controle desenvolvido pela Rinehart Motion Systems. O voo de 5 minutos em Setembro consumiu cerca de 20% de carga da bateria. Segundo a Tier 1, o protótipo atual tem autonomia para cerca de 20 minutos de voo e alcance de 55 km, números que a empresa espera aprimorar com o uso de baterias e engrenagens de transmissão mais eficientes, além de melhorias aerodinâmicas na fuselagem. Um segundo protótipo mais avançado será desenvolvido em 2017. O objetivo é transportar até 272 kg de carga, incluindo 2 pessoas e 3 orgãos para transplante, com autonomia mínima de 150 minutos incluindo 30 minutos de reserva.

A Tier 1 Engineering não é a primeira empresa a desenvolver um helicóptero elétrico. Em 2010, a Sikorsky revelou o projeto Firefly, um Schweizer S-300C modificado com um motor elétrico da U.S. Hybrid Technologies e dois pacotes de baterias de polímero de Lítio, capaz de voar por 12 a 15 minutos. Em 2011 a empresa francesa Solution F realizou um voo de 2 minutos com um helicóptero elétrico experimental.

 

R44 Elétrico
Protótipo é alimentado por 11 módulos de baterias Li-po de 700 volts e 100.000 mAh.



 

Robinson R44 elétrico
Detalhe da instalação que substituiu o motor a pistão Lycoming IO-540 por 2 motores elétricos.




Redação FlightMarket | Fotos: Tier 1 Engineering