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Robinson R66 recebe Garmin G500H e Piloto Automático como itens opcionais

Novo cockpit do R66 Turbine 2015 poderá ainda contar com sistema de visão sintética, receptor XM, transpoder GTX 33, entre outros itens.

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21/01/2015

Robinson R66 recebe Garmin G500H e Piloto Automático como itens opcionais

A Robinson Helicopter Company anunciou que a suíte de aviônicos G500H da Garmin e o piloto automático HeliSAS da Genesys Aerosystems farão parte do pacote de opcionais do novo R66 Turbine 2015.

O G500H é uma combinação de duas telas de visor primário de voo e multifunção (Primary Flight Display e Multifunction Display, ou PFD/MFD) que fornecem navegação por instrumentos, mapas (moving map navigation) e consciência situacional. O sistema de visão sintética da Garmin HSVT (Helicopter Synthetic Vision and Terrain) está disponível como opcional para o PFD, e as cartas de navegação da Garmin FliteCharts ou Jeppesen Chartview são opcionais do MFD. O G500H será instalado em um novo painel central do cockpit, que ainda inclui todos os demais instrumentos tradicionais ao redor do display. Um navegador Garmin GTN 600 ou 700 é necessário para o funcionamento do G500H e será instalado logo abaixo do PFD/MFD, com fácil alcance do piloto.

Para os R66 equipados com G500H, o piloto automático HeliSAS, desenvolvido especialmente para helicópteros leves, também poderá ser instalado como opcional. Em seu modo principal, o piloto automático atua como um sistema de aumento de estabilidade, aplicando correções automáticas no passo do rotor e na atitude de rolagem. Um simples toque nos comandos substitui a ação do piloto automático, portanto, o sistema pode permanecer ativo durante o voo e ao mesmo tempo permitir que o piloto assuma o comando facilmente. Os demais modos do piloto automático incluem controle de direção (heading hold) e altitude, navegação por VOR e GPS, aproximação com orientação vertical. No entanto, o piloto automático não atua no coletivo e nos pedais.

A instalação do G500H no Robinson R66 pode ser integrada a um transpoder Garmin GTX 33 (controlado remotamente pelo navegador GTN) e a um altímetro de radar FreeFlight RA-4500 que fornece informações de altitude por rádio no PFD. A instalação do GTX 33 inclui saída para ADS-B Out, cumprindo as requisições de ADS-B que estão por vir.

Também disponível no R66 2015 (com ou sem G500H) está o receptor digital de rádio XM e condições meteorológicas Garmin GDL 69A. As informações meteorológicas podem ser exibidas no G500H ou em qualquer navegador GTN.

O preço de tabela (nos EUA, sem impostos) do G500H para 2015 é de U$ 31.900, sem incluir o navegador GTN. O valor do piloto automático é de U$46.000.

Um Robinson R66 com o G500H e o HeliSAS será exibido este ano na convenção Helicopter Association International que acontecerá em Orlando, Florida, dias 3, 4 e 5 de Março.

Fonte: Robinson Helicopter
Redação FlightMarket