< Voltar

Sikorsky e Eurocopter querem o título de helicóptero mais veloz

Fabricantes iniciaram uma corrida para fazer com que seus novos helicópteros ultrapassem 250 nós de velocidade

Envie a um amigo Curtir
Tweet

07/02/2011

Sikorsky e Eurocopter querem o título de helicóptero mais veloz

Acima, o Sikorsky X2.

Embora não admitam, os fabricantes Sikorsky e Eurocopter iniciaram uma corrida para fazer com que seus novos helicópteros X2 e X3, respectivamente, ultrapassem a barreira dos 250 nós (463 km/h) de velocidade. Ambas as aeronaves são fabricadas com materiais compostos.

O X2 vai voar novamente em breve, mas dessa vez com a carenagem completa do rotor principal. A Sikorsky afirmou na última semana que os novos testes serão conduzidos principalmente para saber como a aeronave irá se comportar em certas condições de voo. No entanto, o fabricante também havia afirmado que a carenagem pode adicionar de 15 a 20 nós à velocidade do helicóptero. O X2 alcançou a velocidade de 250 nós em setembro do ano passado. Em janeiro deste ano, um porta-voz da Sikorsky afirmara que a empresa não teria mais planos de operar o X2 com a carenagem do rotor principal.

A Eurocopter, por sua vez, diz que o X3 está planejando ultrapassar os 232 nós depois do Paris Air Show, que aconteceu no final de junho último, onde o helicóptero foi um dos destaques. Em maio deste ano, o X3 alcançou a velocidade de 232 nós. De qualquer forma, a Eurocopter afirmou que quer estimular uma disputa por velocidade com a Sikorsky.


Eurocopter X3

Eurocopter X3.



Fonte: www.aeromagazine.com.br

Autor: Aeromagazine