< Voltar

SubSonex JSX-2 construído por cliente faz primeiro voo

Primeiro kit do jato monomotor construído fora da fábrica faz seu voo inaugural em Durango, no Colorado.

Envie a um amigo Curtir
Tweet

27/10/2015

SubSonex JSX-2 construído por cliente faz primeiro voo

Redge Greenber é um piloto que mora na cidade de Durango, no Colorado, e uma das poucas pessoas no mundo que já puderam construir seu próprio jato particular na garagem de casa. Greenberg acaba de concluir a montagem do primeiro jato SubSonex JSX-2 já construído por um cliente. O número de série da máquina é JSX0003.

“Eu voei o SubSonex hoje de manhã por cerca de 35 minutos... tudo correu bem,” escreveu Greenberg para o fabricante do kit, a Sonex Aircraft, em Oshkosh, Wisconsin, em 15 de Outubro.

Greenberg recebeu seu kit de montagem rápida “ultra-quick-build” em fevereiro e trabalhou desde então para preparar o jato monomotor para o seu primeiro voo.

O SubSonex JSX-2 foi certificado pela FAA na categoria Exhibition Aircraft, assim, seu kit de montagem ultra rápida não entra na regra major portion da FAA, que determina que pelo menos 51% da montagem de uma aeronave experimental deve ser feita pelo próprio cliente, proprietário da aeronave. Por isso, sobra pouco trabalho para o cliente fazer por conta própria. Basta instalar o motor e o sistema de combustível, parafusar o trem de pouso, instalar os aviônicos, paraquedas BRS, encaixar o interior e pintar.


 

Kit de montagem SubSonex JSX-2

Kit de montagem ultra-rápida do SubSonex JSX-2




“Eu tenho carteira de piloto de monomotor, helicóptero e planador, acumulando mais de 4.500 horas de voo em diversas aeronaves,” disse Greenberg, “mas nunca tive a chance de voar um jato. Quando vi o protótipo do SubSonex pela primeira vez em Oshkosh, eu acompanhei o desenvolvimento do projeto durante um ano. Quando a Sonex ofereceu o kit do JSX-2, eu era o primeiro da fila. Assim como meu Vans RV-8, o SubSonex é acrobático, e a Sonex também incluiu um paraquedas balístico para aumentar a segurança.”

Com dois protótipos da fábrica já voando, o JSX-2 de Greenberg é o número três da frota mundial. Há atualmente mais seis kits para clientes em construção.


 

Fábrica SubSonex JSX-2

Linha de montagem do kit do SubSonex JSX-2.




O preço do kit ultra-quick-build do SubSonex é de US$ 135.000, incluindo o motor turbojet PBS TJ-100. Há também um trailer para transportar a aeronave, por US$ 7.000.



 





Fonte: Flying Mag
Redação FlightMarket