< Voltar

SubSonex JSX-2 realiza primeiro voo

Jato experimental monoplace e monoturbina será apresentado pela primeira vez em Oshkosh

Envie a um amigo Curtir
Tweet

16/07/2014

SubSonex JSX-2 realiza primeiro voo

A Sonex Aircraft completou no dia 10 de julho a primeira série de testes em voo com o seu jato experimental monoturbina e monoplace, o SubSonex JSX-2. O primeiro voo foi realizado na sede da empresa em Oshkosh, Wisconsin, antes da primeira aparição pública que será feita no final do mês durante a famosa feira que leva o mesmo nome da cidade.

“As características de voo podem ser resumidas em duas palavras: rápido e suave (fast and smooth), disse o piloto de testes Bob Carlton. “A manobrabilidade é excelente e a velocidade de subida é muito boa.”

O JSX-2 é uma versão refinada do protótipo original JSX-1, criado como prova de conceito. Impulsionado por um motor PBS TJ-100 com 250 libras de propulsão, o modelo de produção possui um cockpit maior, trem de pouso retrátil, para-queda balístico, maior capacidade de combustível e asas removíveis.

No segundo voo do JSX-2 foi testado o funcionamento do trem de pouso e a capacidade de manobras em velocidade superior a 170 nós, enquanto o terceiro voo explorou as características de voo em baixa velocidade e até incluiu uma séria de manobras do tipo “barrel roll”.

A Sonex Aircraft começará a aceitar encomendas do kit JSX-2 em breve, com as primeiras entregas a serem feitas em 2015. O jato experimental será comercializado como um kit de montagem rápida custando U$ 135.000 incluindo o motor e diversos outros componentes necessários para o voo, com exceção dos aviônicos e da pintura, que é feita pelo próprio construtor durante a montagem. Como opcionais, o cliente pode optar por aquecimento da cabine, oxigênio, painel touchscreen, entre outros.

Confira abaixo o vídeo da aeronave em voo.

 

Redação FlightMarket