< Voltar

Visão Sintética para o Phenom 300

Tecnologia é certificada pela ANAC, FAA e EASA

Envie a um amigo Curtir
Tweet

13/01/2011

Visão Sintética para o Phenom 300

A EMBRAER anunciou na quarta-feira (12/11) que o seu jato executivo Phenom 300 tornou-se o primeiro avião da categoria light a a oferecer a tecnologia de visão sintética (SVT, na sigla em inglês) na cabine de pilotagem.

 

A certificação para uso do sistema, fabricado pela Garmin, foi concedida pela ANAC, pela norte-americana FAA (Federal Aviation Administration) e pela européia EASA (European Aviation Safety Agency), garantindo a possibilidade de uso do SVT pelos aviões registrados no Brasil, nos EUA e na Europa.

 

"A EMBRAER se esforça ao máximo para oferecer soluções diferenciadas a seus clientes e o Phenom 300 é o único jato da categoria light com a tecnologia SVT", disse o Vice-Presidente Executivo da EMBRAER para o Mercado de Aviação Executiva, Luís Carlos Affonso. "Esta tecnologia fornece um excelente alerta situacional, mesmo em condições de vôo com visibilidade reduzida, guiando de forma segura pilotos em regiões montanhosas."

 

O SVT é um auxílio à pilotagem que fornece aos pilotos através dos monitores na cabine de pilotagem uma representação gráfica com imagens tridimensionais do terreno sobre o qual se está voando, utilizando uma variação de cores que vai do ambar ao vermelho para destacar os obstáculos que possam interferir na rota de voo.

 

O tráfego aéreo também é destacado uma vez que o SVT funciona de forma integrada com sistema de prevenção de colisões aéreas (TCAS, na sigla em inglês) e o serviço de informações de tráfego aéreo (TIS, na sigla em inglês), fazendo com que os objetos que estejam mais próximos sejam exibidos em um tamanho maior e com isso sejam visualizados com mais facilidade.

 

O SVT faz parte do projeto da cabine de comando Prodigy da Garmin, cujo sistema de aviônicos integrado foi desenvolvido exclusivamente para os jatos Phenom, e estará disponível tanto nos novos aviões fabricados quanto para instalação nos que já estão voando.



Fonte: www.portalcr.com.br

Autor: Portal CR