< Voltar

Winglets ativos para o Citation CJ2 e CJ2 Plus

Sistema aumenta consideravelmente o desempenho das aeronaves

Envie a um amigo Curtir
Tweet

17/04/2018

Cessna Citation CJ2 Winglets Ativos

 

A empresa Tamarack Aerospace recebeu o certificado suplementar da FAA para implementar seu sistema de Winglets ativos nos jatos Cessna Citation CJ2 e CJ2+, da família C525A. A Tamarack também já oferece o sistema para a linha C525 e C525B, que incluem os modelos CJ, CJ1, CJ1+, M2, CJ3 e CJ3+.

“Os Winglets ativos melhoram consideravelmente o desempenho das aeronaves, aumentando a autonomia, velocidade de subida e reduzindo o consumo de combustível,” disse Nick Guida, fundador da Tamarack.

O sistema atua por meio de pequenas superfícies móveis que operam na ponta das asas se opondo a cargas aerodinâmicas impostas durante manobras ou rajadas de vento.

No Citation CJ2, o sistema aumenta o alcance para 1.700 mn (3.150 km) com reservas IFR e reduz o tempo de subida a FL450 para 30 minutos ou menos. Há também uma melhora de desempenho e estabilidade em voo com apenas um motor acionado. A capacidade de carga com tanque vazio também aumentou em 180 kg no CJ2 e 360 kg no CJ2+.

Apesar da excelente melhora no desempenho das aeronaves, a instalação dos Winglets ativos não exigem nenhum reforço estrutural nas asas, já que o sistema atua justamente reduzindo o estresse durante a operação.

O custo inicial de instalação é de US$ 240.000 nos centros de serviço da Cessna. Por enquanto, o upgrade está homologado apenas pela FAA e EASA para operação nos EUA e Europa.



Redação FlightMarket