< Voltar

Cessna lança jato Citation Latitude

O novo mid-size foi revelado durante a NBAA 2011

Envie a um amigo Curtir
Tweet

10/10/2011

Cessna lança jato Citation Latitude

O novo mid-size foi revelado durante a NBAA 2011

A Cessna apresentou nesta manhã na 64ª convenção da NBAA (National Business Aviation Association), em Las Vegas, seu novo jato executivo da categoria mid-size, o Citation Latitude. Esta é a segunda aeronave lançada pela Cessna nos últimos 14 dias. A empresa lançou o jato executivo Citation M2 em 26 de setembro. 

Com espaço para dois tripulantes e até oito passageiros, o Latitude possui suíte de aviônicos Garmin G5000 e uma cabine de piso plano (corredor no mesmo nível das poltronas) com 2,13m de largura por 1,82m de altura.

"O Citation Latitude é um divisor de águas para o segmento de jatos mid-size, oferecendo a capacidade de carga, velocidade e alcance exigidos pelo mercado, além de uma experiência de conforto incomparável na cabine, nessa faixa de preço", disse Brad Thress, vice-presidente sênior da Cessna Business Jets.

Cessna Citation Latitude

Posicionado entre o Citation XLS+ e o Citation Sovereign na linha de produtos da Cessna, o Citation Latitude é capaz de voar com 1.000 libras (454 kg) no tanque cheio, a uma velocidade máxima de cruzeiro de 442 nós de (819 km/h) e um alcance de 2.000 milhas náuticas (3.704 km). A aeronave custa U$14,9 milhões.

As especificações iniciais do projeto revelam que a aeronave irá operar em aeroportos com pistas de 1.190 metros, terá uma altitude máxima de 45.000 pés (13.716 metros) e vai atingir 43.000 pés (13.106 metros) em 23 minutos. O primeiro voo do protótipo do Citation Latitude está previsto para 2014, com a certificação da FAA (Part 25) e a entrada em serviço prevista para 2015.

"Nossa equipe realizou uma extensa pesquisa de mercado para desenvolver o Citation Latitude e os resultados são vistos do nariz à cauda"  disse Thress. "As suas particularidades  são mais visíveis no interior da cabine do que em qualquer outro lugar".

Cessna Citation Latitude

O piso plano permite que a maioria dos passageiros percorra de pé os mais de 5 metros de comprimento da cabine, da porta do cockpit ao lavatório no fundo da aeronave.

"Os requisitos mínimos para viagens de negócios evoluíram para além do conforto e conveniência. O uso de tecnologia inovadora é a chave para fornecer uma cabine  mais eficiente e produtiva, fundamental para atender às expectativas de um ambiente de trabalho em pleno funcionamento", disse Cindy Halsey, vice-presidente de Design de Interiores, Engenharia e Desenvolvimento da Cessna. "Através de nosso novo sistema de tecnologia de cabine ClairityTM, temos uma interface de usuário intuitiva, que oferece aos clientes um avião 'inteligente' com a melhor experiência em conectividade."

Desenvolvido pela Cessna em parceria com a empresa Heads Up Technologies, a Clairity é uma solução de tecnologia de cabine inteligente que integra os sistemas de aviônicos da aeronave aos sistemas elétricos da cabine, compartilhando dados e comunicação através de uma tela touch-screen em cada assento, ou em um dispositivo móvel, como um smartphone.

Cessna Citation Latitude

Cockpit com suíte Garmin G5000

O cockpit do Citation Latitude utiliza o mais novo e totalmente integrado sistema de aviônicos Garmin. São três telas LCD de 14 polegadas e quatro painéis de controle touch-screen. O sistema inclui Flight Director/Autopilot e EFIS. Entre os instrumentos padrão, o novo sistema é uma interface touch-screen piloto-avião, com TCAS II Change 7.1, tecnologia de visão sintética, cartas eletrônicas, SafeTaxi da Garmin, dual flight management system com WAAS LPV e RNP, radar meteorológico (solid-state) com detector de turbulência e capacidade de varredura vertical, sistema integrado de detecção e alerta de terreno (TAWS), ADS-B e link de dados e comunicação Link 2000+. Os opcionais incluem radar meteorológico por satélite e um gravador de dados ICAO Tipo 1A.


A cabine de mock-up do novo Citation Latitude estará em exibição até quarta-feira, no estande #C9044 da Cessna no Las Vegas Convention Center.

Cessna Citation Latitude


Cessna Citation Latitude



Notícias relacionadas:
Cessna apresenta o Citation M2

Veja os jatos Citation anunciados no FlightMarket



Fonte: Cessna

Autor: Redação FlightMarket | Fotos: Cessna