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Daher entrega 800º TBM

Mais novo exemplar do turboélice TBM 930 foi entregue para a Elliot Aviation

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22/09/2016

Daher entrega 800o TBM, um TBM 930
A Daher fez o roll-out do 800º fabricado no dia 12 de setembro em sua fábrica de Tarbes-Lourdes-Pyrenees, na França.



A Daher entregou a 800º unidade do monomotor turboélice TBM – um TBM 930 – para a Elliot Aviation em Des Moines, no estado do Iowa, EUA. Na semana passada a aeronave fez o roll-out na fábrica da Daher em Tarbes-Lourdes-Pyrenees, França. A Elliot Aviation é o distribuidor autorizado da Daher nos estados norte-americanos do Nebraska, Iowa, Minnesota, Dakota do Sul e Dakota do Norte. Registrado com o prefixo N930EA, o TBM 930 voou sobre o oceano atlântico durante o final de semana completando a perna final na cidade de Bangor, no Maine, para depois voar para Des Moines na segunda-feira.

"A entrega do 800º TBM representa uma importante conquista e comprova o sucesso da nossa família de turboélices, onde o primeiro modelo, o TBM 700, entrou em produção a 25 anos atrás,” disse Nicolas Chabbert, vice presidente sênior do departamento de aviação da Daher.

De acordo com a Daher, o TBM 700 foi o primeiro monomotor turboélice pressurizado a ser homologado para uso civil, entrando em produção em 1991. A empresa entregou seu 500º e 600º TBM, ambos do modelo 850, em 2009 e 2011, respectivamente. O 700º TBM foi um 900 entregue em 2014. Até o momento, 132 unidades do TBM 900 e 930 foram entregues desde o lançamento em março de 2014.

Lançado em Abril deste ano, o TBM 930 é o modelo mais novo da Daher. A aeronave tem velocidade de cruzeiro de 330 kts, alcance máximo de 3.200km (1.730 nm) e capacidade para até 6 passageiros, incluindo piloto e co-piloto. Possui cockpit com aviônicos Garmin G3000 e é impulsionado por um motor Pratt & Whitney PT6A-66D de 850 hp.

 

Daher TBM 930
Daher TBM 930: Aviônicos Garmin G3000 e motor Pratt & Whitney PT6A-66D de 850 hp.



 

Cabine TBM 830
A cabine do TBM 930 tem acabamento com detalhes em couro, madeira e fibra de carbono.



 




Redação FlightMarket