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GE Aviation irá desenvolver motores para concorrer com o PT6A

A nova série de motores turboélice será baseada na família H80, desenvolvida a partir de motores Walter M601.

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24/05/2014

GE Aviation irá desenvolver motores para concorrer com o PT6A

A GE Aviation está planejando desenvolver motores turboélice para concorrer com o PT6A, líder de mercado fabricado pela rival Pratt & Whitney. O projeto está sendo desenvolvido em Praga, na fábrica da Walter Aircraft Engines que foi adquirida pela General Electric em 2008.

A nova série de motores turboélice será baseada na família H80, desenvolvida a partir de motores Walter M601. O H80 irá impulsionar o Nextant King Air G90XT, uma versão remodelada do King Air C90 com cockpit Garmin que entrará em serviço no final do ano. O H80 já foi instalado na aeronave agrícola Thrust 510G e a versão menos potente H75 está disponível como retrofit para o avião LET L410. A FAA já certificou o H75 e também a variante H85 em Abril, segundo a GE.

“Quando adquirimos a Walter Aircraft Engines, a maior parte da produção era voltada para MRO, com apenas 10 ou 12 motores fabricados por ano. Este ano vamos fabricar de 80 a 90 motores,” disse Milan Slapak, diretor comercial da GE na República Checa. “Nós queremos crescer neste segmento, e adquirimos esta empresa para competir com o PT6A.”

GE Aviation H80


Os três modelos da família H80 – o próprio H80 de 800shp, além do H75 e H85 – são baseados no M601, mas com mudanças significativas, incluindo novos rotores e o uso de um compressor fabricado com uma liga de titânio, resistente a corrosão. Existem 700 motores M601 em serviço, a maioria deles na América Latina, Rússia e África.

O H80 foi o primeiro motor da GE desenvolvido fora dos Estados Unidos, e o primeiro a ser certificado pela EASA antes mesmo da FAA.

A GE ainda não revelou quando irá formalmente lançar os motores no mercado.

Fonte: GE Aviation
Redação FlightMarket