< Voltar

Textron suspende desenvolvimento do Cessna Citation Hemisphere

Problemas na certificação dos motores Safran Silvercrest congelaram o andamento do projeto

Envie a um amigo Curtir
Tweet

19/04/2018

Cessna Citation Hemisphere

 

A Textron Aviation decidiu suspender o desenvolvimento do jato executivo Cessna Citation Hemisphere devido aos sucessivos atrasos na certificação dos motores Safran Silvercrest, problema que também causou o cancelamento do projeto do jato Dassault Falcon 5X, em dezembro.

Alguns analistas acreditam que os problemas com os motores Safran podem atrasar por muitos meses a entrega do Citation Hemisphere, já em fase avançada de projeto, o que pode complicar ainda mais os planos da Textron em entrar no concorrido mercado de jatos de cabine larga, atualmente dominado pela Gulfstream, Dassault e Bombardier.

Outra alternativa seria a Textron optar pelos motores PW800 da Pratt & Whitney Canada, como fez a Dassault, o que exigiria algumas mudanças no projeto, porém sem alterar significativamente as metas de desempenho esperado para o Citation Hemisphere.

“Estamos comprometidos em sermos líderes de mercado no segmento e não iremos alterar o desempenho que esperamos para o Citation Hemisphere,” disse a Textron em um comunicado.

O Citation Hemisphere é o maior jato executivo já projetado pela Cessna. Sua cabine poderá acomodar até 12 passageiros e o alcance esperado é de 4.500 mn (8.300 km). O preço esperado é de US$ 35 milhões.

Redação FlightMarket