< Voltar

X3, da EUROCOPTER, atinge a velocidade de 232 nós (430 km/h)

O protótipo híbrido é capaz de atingir velocidades antes alcançadas apenas por aviões

Envie a um amigo Curtir
Tweet

23/05/2011

X3, da EUROCOPTER, atinge a velocidade de 232 nós (430 km/h)


O X3 quebrou seu recorde de velocidade, com 232 nós (430 km/h) durante minutos em um voo nivelado estável. A marca foi alcançada somente no terceiro (12/05) dia da nova fase de testes. Os ensaios em voo do demonstrador X3 estão sendo realizados no Centro de Ensaios do DGA em Istres, na França. O programa de ensaios em voo continuará durante o ano de 2011 a fim de explorar todo o programa de voo deste helicóptero e avaliar todas as possibilidades oferecidas por esta nova tecnologia.

"No futuro, os helicópteros que incorporarem a configuração híbrida do X3 oferecerão a nossos clientes uma velocidade de cruzeiro e uma autonomia de cerca de 50 por cento superiores, a custos mais acessíveis, definindo, assim, novas referências em matéria de produtividade para as aeronaves de asas rotativas", afirmou o presidente da Eurocopter, Lutz Bertling.

A Eurocopter iniciou os ensaios em voo do X3 em setembro do ano passado, no quadro de um programa que combina as capacidades de decolagem e pouso verticais de um helicóptero com as velocidades de cruzeiro elevadas, superiores a 220 nós, de um avião.


Eurocopter X3

Eurocopter X3



Fonte: www.aeromagazine.com.br

Autor: Aeromagazine